quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aula Dinâmica - Pré-adolescentes – Lição 04: Que Preguiça!


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
Que horas eles se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas vezes?
Que atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva. 

- Agora, falem que o tema da aula será sobre a preguiça.
- Agora, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.
- Trabalhem  os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
- Para concluir aula, pequem novamente o despertador e falem: Que esta aula tenha sido um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bicho Preguiça
Objetivo: Refletir sobre a preguiça e o trabalho através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
Material:
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco
Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Perguntem: Que tipo de animal você acha que parece com você? Por quê?
Orientem que “parecer” não quer dizer que é igual, ou que apenas tenha algumas características físicas semelhantes, mas também leva em consideração atitudes e comportamento do animal.
Aguarde um pouco de tempo(3 minutos)
- Agora, peçam que cada aluno fale o nome do animal e a razão desta escolha.
- Depois que todos tiverem falado, façam um breve resumo do que você ouviu, dizendo: Observamos aqui que vocês apresentaram características positivas ou negativas do animal
que você acha que parece com você.
- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
Na lição há algumas informações sobre este animal.
- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.
- Depois, mostrem a figura de várias formigas ou formigas de verdade dentro de um frasco.
Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Agora, trabalhem os pontos levantados sobre o tema, contidos na lição.
Vejam na orientação pedagógica como iniciar a aula, antes da realização da dinâmica e do estudo do tema. Vocês vão precisar de um despertador.
Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...